Por Cristina Rodrigues
Atualmente a maioria
das pessoas passa grande
parte do seu dia no trabalho. Para alguns desses indivíduos ele é
fonte de grande satisfação, já para outros é
causa de grande pesar. Diante deste cenário então qual é a melhor
solução para melhorar a satisfação destes funcionários? Como
motivá-los?
Estas questões são os pontos-chaves
que os gestores devem analisar pois a motivação é ponto chave na produtividade e desempenho organizacional.
Pode-se verificar que o homem tem necessidades complexas que vão além das necessidades de filiação e associação a grupos informais como propunha a Escola de Relações Humanas.
Pode-se verificar que o homem tem necessidades complexas que vão além das necessidades de filiação e associação a grupos informais como propunha a Escola de Relações Humanas.
Analisando os
estudos de Maslow pode-se verificar que o homem tem necessidades complexas que vão além das necessidades de filiação e associação
a grupos
informais . Ele
define o conceito de Homo
complexus como
sendo um indivíduo que tem necessidades de autorrealização,
necessidades ligadas a seu ego, ao seu desenvolvimento pessoal e sua
aprendizagem. Quando o indivíduo busca a sua auto realização no
trabalho ele se envolve mais com os objetivos da organização,
agindo de forma a se esforçar mais para alcançá-los. Para estes indivíduos o trabalho fornece um sentido a sua vida. Ainda nessa
linha de raciocínio a auto realização é uma atividade complexa
que varia de indivíduo para indivíduo, pois depende de
características e interesses de cada um.
Pirâmide das necessidades de Maslow |
Portanto para
motivar
os funcionários os
lideres devem identificar o que cada
um
busca no trabalho, se é um plano de carreira, se é o reconhecimento
por parte dos gestores ou da sociedade na
qual ele está
inserido, ou
se ele busca se
aperfeiçoar e ganhar mais conhecimento em relação a alguma área
ou atividade, etc. Sabendo o que o trabalhador procura é mais fácil
conseguir motivá-lo
e consequentemente conseguir melhor desempenho, comprometimento e
produtividade do mesmo.
Outro autor que
contribuiu para entender como se da a motivação no trabalho foi
McGregor com suas Teorias X e Teoria Y. Na Teoria X ele propunha que
o indivíduo era por natureza preguiçoso e avesso ao trabalho e
fazia de tudo para evitá-lo, não possuía iniciativa por isso era
necessário ter um supervisor ou gerente para fiscalizar o seu
trabalho. Portanto existia um sistema de gestão autoritário e
centralizado com um controle social burocrático muito grande, o que
desmotivava os seus funcionários, diminuía o ritmo na linha de
montagem, havia queda na produtividade e desempenho. Esta teoria foca
apenas nas necessidades básicas de cada indivíduo, que era as
necessidades fisiológicas e de segurança e não dava atenção as
necessidades mais complexas e mais importantes que era as
necessidades de autorrealização, de ego, de filiação e
associação. Quando estes elementos foram desprezados pelos gestores
os funcionários apresentaram resistência ao trabalho e insatisfação
pois encontraram incentivos para se dedicar mais a realização das
tarefas na organização, sendo que esta não oferecia condições para a
satisfazer as suas necessidades mais complexas.
Em contrapartida a
Teoria Y propõe que os indivíduos gostam do trabalho que realizam
na empresa, portanto são motivados, possuem dedicação, potencial de
desenvolvimento e capacidade de assumir responsabilidade e podem se
auto gerir para alcançar os objetivos da mesma. Ficam como papel
principal dos administradores da organização os estímulos
necessários para proporcionar condições para que as pessoas
reconheçam e desenvolvam por si próprias essas características. A
administração nesse caso é como um processo de criação de oportunidades, que busca a realização de potencias, o encorajamento ao crescimento de
seus funcionários e remoção de obstáculos. Segundo essa teoria o
gerente é como um coordenador do processo de trabalho, ele deve
desenvolver estruturas organizações que possibilitem os seus
funcionários lutar para satisfação das suas necessidades pessoais
ao mesmo tempo em que buscam alcançar os objetivos da organização.
Possui também uma modelo gestão participativa onde os indivíduos
podem opinar nas decisões da empresa, possibilitando assim maior
autonomia dos indivíduos.
Teorias X e Y |
Quando pensamos em
motivação logo
percebemos que ela
diretamente ligada à liderança, ou
seja, ao papel que o líder possui na esfera organizacional de
criação de um ambiente onde todos os interesses possam convergir
para um mesmo fim.
Argyris aborda o
mundo da indústria de um ponto de vista totalmente diferente. Ele
acredita que a organização é que tem que se adaptar ao indivíduo
e não o contrário. Para tanto ele foca seu estudo no indivíduo não
mais no grupo. De acordo com sua teoria cada pessoa tem o direito a
manter suas necessidades de autoestima e auto realização e poder
crescer dentro empresa em face às demandas da organização, ou
seja, o trabalho de equipe.
Podemos citar
diversos outros autores e suas teorias para exemplificar como se da à
motivação no trabalho mas chegaríamos a mesma conclusão: a
motivação é interna ao indivíduo por isso tem que partir do
mesmo a vontade de se esforçar no trabalho para o desenvolvimento da
organização, mas os fatores externos como o meio ambiente ao qual
ele convive diariamente, os gestores, a sua equipe de trabalho, a
forma de comunicação, como são tomadas as decisões na empresa,
tudo isso pode influenciar ao funcionário para que ele se sinta
motivado.
Muito bom o texto, e sem sombra de dúvidas a motivação é intrínseca ao indivíduo! Gostei da imagem que explica melhor as teorias X e Y! Parabéns ao grupo!
ResponderExcluirUma das tarefas mais difíceis dentro do ambiente organizacional, compreender e aplicar a teoria!!!
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